Conversando com um médico, pergunto sobre a medicina chinesa e escuto que ela é atrelada a religião.
Bom, de minha parte, já tenho em mente que corpo, mente e espírito convivem e se influenciam, logo, um dos pecados da medicina tradicional está em ignorar que o corpo não adoeceu porque um bichinho passava por ali e conseguiu entrar e agora você toma um remédio, o bichinho morre e, OK, resolvido.
Segundo, que eu amo a cultura chinesa, ainda que superficialmente, pois meus conhecimentos não são muito profundos.
Pesquisando sobre os métodos de diagnóstico da medicina chinesa, olha só:
- Tomada do pulso da artéria radial do paciente em seis posições distintas para avaliar o fluxo de energia em cada meridiano.
- Observação da face do paciente.
- Observação da aparência dos olhos do paciente.
- Observação da aparência da língua do paciente.
- Observação superficial da orelha.
- Observação do som da voz do paciente.
- Palpação do corpo do paciente, especialmente do abdômen.
- Comparações da temperatura em diferentes partes do corpo do paciente.
- Observação da veia do dedo indicador em crianças pequenas.
- Tudo mais que possa ser observado sem instrumentos e sem ferir o paciente, como uma conversa levantando seu histórico de saúde e suas queixas atuais.
E vai me dizer que isso não é eficiente? Como não? A medicina pragmática não trata o paciente, trata a doença e o carinha só muda de doença mas continua na mesma em grande parte dos casos, porque obviamente as pessoas não têm a dimensão do que é ser saudável, de fato.
Como que se pode chamar de crendice um sistema que se baseia na interação do homem com o meio ambiente? Que alia alimentação equilibrada à cura? Meu interlocutor evitava carne por questões de saúde! (oi, a medicina chinesa também utiliza a terapia alimentar). Ah, a ignorância. Se pesquisasse os princípios da Medicina Chinesa mais a fundo, ele não diria que ela não é comprovada cientificamente.
Aliás, que endeusação da ciência, né? Algo que se baseia em tentativa e erro, por que não confiar na sabedoria da natureza e usá-la a nosso favor?
Evidentemente que não estou querendo dizer que um câncer sara sozinho com a meditação, mas que com toda certeza você irá ter menor índice de resfriados, infecções, inflamações, dores musculares etc, se respeitar alguns princípios básicos de funcionamento do corpo. A vida moderna não favorece muito hábitos saudáveis.
Um comentário:
Sua visão está certa. Esse médico que disse que medicina chinesa não seria uma coisa "científica" tem uma visão limitada do que é e do que não é ciência. Na verdade quem diz seguir a ciência e fala coisas do tipo "aquilo que não foi provado cientificamente não pode ser considerado válido ou não existe", na verdade é adepto, mesmo sem saber, da religião "cientismo". E isso não é uma atitude científica mas uma atitude religiosa fundamentalista, vestida de ciência. E o pior é que essa ainda é uma visão dominante. Mas há esperança, isso vai mudar. Sugestão de leitura sobre isso: livro "O fim do materialismo" de Charles Tart.
Postar um comentário